Museu de Paleontologia de Monte Alto

Museu de Paleontologia de Monte Alto possui em exposição peças de lugares do Brasil e do mundo
por Larissa Oliveira

O Museu de Paleontologia de Monte Alto possui um acervo de aproximadamente 1.300 exemplares de fósseis de répteis e de outros animais pré-históricos, como dinossauros, tartarugas, moluscos bivalves (animais filtradores que retiram o alimento da água), entre outros.

Localizado em Monte Alto pela necessidade de armazenar os ossos de dinossauros encontrados no município, o Museu atrai visitantes do mundo inteiro, cujo número aumentou ainda mais recentemente devido à reforma do local. Entre outubro de 2018 e abril deste ano foram perto de 30 mil pessoas.

O Abelissauro é o principal fóssil e foi o primeiro de sua espécie encontrado na região

De turistas a pesquisadores, visitam o acervo diariamente desde alunos do Ensino Infantil até os de Pós-Graduação. A Rede Municipal de Ensino da cidade trabalha o tema Paleontologia em todos os níveis educacionais e as escolas se programam para visitas, complementando assim temas estudados em aula.

Com 26 anos de existência, o Museu tem como principal peça o fóssil de um dinossauro carnívoro, do tipo Abelissauro e de nome Thanos Simonattoi – nomeado em homenagem ao vilão da Marvel –, que foi o primeiro de sua espécie a ser encontrado nesta unidade geológica e hoje é a primeira espécie de terópode oficial. Antes, os restos encontrados de dinossauros terópodes, que são uma subclasse de dinossauros bípedes, eram muito escassos e não diagnosticáveis.

O acervo também conta com dois dinossauros herbívoros, do tipo Titanossauro, cinco crocodilos e duas tartarugas. O acervo é complementado por fósseis de outros animais pré-históricos e uma pequena coleção de rochas brasileiras.

O local também conta com réplicas feitas por paleoartistas, algumas delas produzidas pelo Núcleo de Tecnologias Tridimensionais no Centro de Tecnologia de Informação Renato Archer em Campinas.

Dineissauro, o dinossauro mascote do Museu de Paleontologia de Monte Alto

BOLACHA DO MAR – O Museu tem forte cunho científico e além de materiais coletados pela própria equipe, também conta com peças doadas por professores e pesquisadores do Brasil e de outros países. Entre elas, há uma Bolacha do Mar (Clypeasteroida), proveniente da Espanha, e peixes fossilizados provindos da Chapada do Araripe, no Ceará.

Proveniente da Espanha a bolacha do mar foi recebida por doação

Segundo Sandra Tavares, paleontóloga responsável pelo Museu, “os ossos dos dinossauros são encontrados em rochas conhecidas como Sedimentares e a cidade de Monte Alto está em cima desse tipo de rocha que aflora em vários pontos do município, possibilitando, assim, a descoberta de fósseis de animais que viveram na Era Mesozoica, a era dos dinossauros, por volta de 250 a 65 milhões de anos milhões de anos atrás.”

O Museu é aberto a visitações de terça à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados funciona das 13h às 17h. A entrada é gratuita e as visitas em grupo devem ser agendadas pelo telefone (016) 3244-4060.

Gostou? Compartilhe com os amigos