Extensões e Práticas

NOSSOS PROJETOS

Cada etapa do curso tem projetos laboratoriais próprios. Integração entre teoria e prática, priorizando a interdisciplinaridade, buscando o aprimoramento do processo de formação do jornalista ético e consciente, que utilize os recursos técnicos à sua disposição e preste um serviço de qualidade à sociedade, sem perder o foco às realidades regionais, nacionais e globais.

Play Video
O curso encontra-se preparado para todas as atividades práticas de capacitação profissional, com laboratórios exclusivos – Editoração Eletr
nica, Rádio, TV, Fotografia e Rádio Unaerp -, que permanecem abertos aos alunos de segunda a sexta-feira, das 08h às 22h30, desde a 1ª etapa do curso.
  • Jornal do Ônibus – é um jornal laboratorial impresso que tem como público-alvo os usuários do transporte coletivo de Ribeirão Preto. Existe há 28 anos, com quatro edições anuais, tiragem de 1.000 exemplares, distribuídos gratuitamente nos pontos de 
ônibus.
  • O Repórter – jornal impresso, com tiragem de 800 exemplares, distribuídos nos bairros localizados no entorno da Universidade: Ribeirânia, Nova Ribeirânia e Castelo Branco.
  • Mural – jornal mural produzido pelos alunos da 2ª etapa. Seu objetivo é proporcionar a produção do primeiro texto jornalístico a ser publicado por seus estudantes. Conteúdo disponibilizado, também, no site do Curso de Jornalismo – jornalismounaerp.com.br .
  • AGE – Agência de Notícias On-line – projeto de aprendizado prático de jornalismo on-line, com as matérias publicadas no site do curso de Jornalismo – jornalismounaerp.com.br, que podem ser reproduzidas gratuitamente pela imprensa, desde que cite a fonte e dê crédito ao aluno-repórter.
  • Lente Aberta – telejornal produzido pelos alunos, transmitido pela TV Unaerp, canal 10 – NET e disponibilizado nos sites do curso de Jornalismo (jornalismounaerp.com.br) e da TV (http://tv.unaerp.br/). O objetivo é preparar o aluno para o mercado de trabalho, através da prática de produção de reportagens e prestar serviço à comunidade.
  • Projeto DOC – produção de jornalismo documental, com abordagem de temáticas sociais, culturais e históricas. Os documentários são veiculados na TV UNAERP, Canal 10-NET, pelo site http:// tv.unaerp.br, jornalismounaerp.com.br e redes sociais.
  • Jornalismo Digital – projeto como foco na prática do jornalismo digital, através da produção e distribuição de informação jornalística dentro de formatos e plataformas digitais e móveis. Prepará-lo para os desafios do jornalismo nos meios digitais, com a publicação de conteúdo produzido no Portal do Curso de Jornalismo, na internet: jornalismounaerp.com.br.
  • Doadores de Voz – projeto desenvolvido desde 1998, dedicado à gravação de livros para deficientes visuais, especialmente crianças e jovens. Os livros gravados são entregues à ADEVIRP – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e colocados à disposição de instituições que atuam com o público com deficiência visual.
  • Projeto Rádio e Frequência Universitária – tem como finalidade a iniciação à prática da comunicação no rádio e do radiojornalismo; informar e prestar serviço aos cidadãos, através do programa radiof
nico Frequência Universitária e programas planejados com diferentes conteúdos, como cultura, meio ambiente, educação, esportes e inclusão social. Produção e apresentação de programa de rádio ao vivo na Rádio UNAERP, que pode ser ouvida nos sites: jornalismounaerp.com.br e unaerp.br/comunicacao/. Ou no celular, com aplicativos para os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. Basta digitar Radio Unaerp e baixar gratuitamente. As atividades são compartilhas nas redes sociais.