O futebol também acontece fora das quatro linhas

As principais mudanças e constantes evoluções das décadas de 1970/1980 para os dias atuais
por Thiago Cotrim

O futebol sempre foi o esporte que mais gerou visibilidade no mundo, mas não o mais elitizado, e o conhecido esporte do povo, até por conta da visibilidade que tem, passou a ser alvo de grandes investimentos visando a modernização e a melhora do esporte. Especificamente das décadas de 1970 e 1980 para cá, o futebol vem passando por constantes evoluções, gerando diversas mudanças dentro do seu mundo.

Existe uma espécie de “ordem cronológica” dentro do futebol, que consiste nas famosas peneiras, que geram a aprovação e integração do atleta às categorias de base. A partir disso, o atleta vai passando de categoria por categoria (sub-15 ao sub-20) até chegar ao profissional.

Esse processo todo, talvez tenha sido a área do futebol que mais sofreu mudanças ao decorrer dos anos. Desde como é feito, até as estruturas, equipes e os equipamentos que são oferecidos pelos clubes; que perceberam que toda essa parte extracampo, é parte crucial para atingir suas metas e objetivos internos.

Das décadas de 1970 e 1980 para cá, houveram diversas mudanças dentro do futebol, através dos avanços tecnológicos e dos investimentos pesados, os clubes passaram a desde as categorias de base a se desenvolver de maneira diferente. Ao falar com Juninho Fonseca, ex-atleta revelado pela Ponte Preta, com passagem pelo Corinthians, e que integrou a Seleção Brasileira na Copa de 82, ele disse: “O clube (Associação Atlética Ponte Preta) oferecia as condições mínimas para o desenvolvimento dos atletas das categorias de base, lembrando que era outro modelo de organização, planejamento, execução principalmente no trato com o atleta já que a regulamentação da categoria era de outra forma”.

Juninho Fonseca

 

HOJE EM DIA

Nos dias de hoje as coisas funcionam de maneira bem diferente. Gabriel Buzzetto, atleta ainda em formação com passagens por Comercial, hoje pertence ao Red Bull Bragantino (clube modelo na questão de modernização e evolução visando um projeto a longo prazo) ele afirma que hoje em dia o tratamento com os  jogadores da base se assemelha ao profissional. “Hoje o atleta de base tem uma rotina e um tratamento bem parecido com o profissional. Tanto na parte de estrutura e treinamentos, quanto na exposição. Então o sentimento é realmente de um atleta profissional.”

As reformulações nos clubes brasileiros são conhecidas pelo público do futebol, e a do Bragantino acabou se tornando a mais famosa, após a fusão com o Red Bull Brasil, passando a receber investimento alto da marca Red Bull. Apesar de ser um projeto a longo prazo, o projeto já obteve sucesso, se tornando um modelo a ser seguido e também desperta uma curiosidade em como funciona tudo isso internamente; Gabriel Buzzetto vê da seguinte maneira. “O RB bragantino fornece toda a estrutura necessária para o nosso desenvolvimento como atleta, além de apresentar uma metodologia diferente do que se vê aqui no Brasil. Então, acaba sendo uma experiência nova e completamente diferente.” Ele ainda completou dizendo que a base é o que mantém um clube a longo prazo, e que vai ser cada vez mais comum os clubes mudarem a maneira de ver o futebol desde suas categorias de base.

Gabriel Buzzetto. (Diogo Reis).

Porém, não foi apenas na parte do jogo em si e das estruturas que houve mudanças. Um clube é formado por diversos profissionais, que acabam não aparecendo na mídia como os atletas e os treinadores, mas esses têm papéis tão importantes quanto, e claro que também estão envolvidos em todo esse processo de evolução.

 

FUNÇÕES NO CLUBE

Lucas De Paula Oliveira, possui vasta experiência profissional no Futebol, tendo atuado como preparador físico nos clubes Botafogo de Ribeirão Preto (sub 15, 17, 20 e profissional) e Clube Atlético Mineiro (sub 17). Além disso, desenvolve pesquisas científicas na área de Ciências do Esporte, e falou um pouco sobre a evolução que a profissão de preparador físico sofreu dentro do futebol: “Muitas mudanças positivas ocorreram ao longo das últimas décadas no futebol, indo desde a introdução de novos recursos de avaliação e monitoramento dos jogadores, até o uso de novas estratégias de treinamentos. No que diz respeito aos treinamentos, novas estratégias de treinamentos vêm surgindo na tentativa de aprimorar as capacidades motoras, tais como: força, velocidade e resistência, e reduzir o percentual de ocorrência de lesões dos jogadores.

Através desses ocorridos, a parte física também passou a ser destaque no futebol, o que levou a famosa frase “hoje o futebol é mais físico”, veja o que Lucas De Paula disse sobre: “De fato, essa frase tem sido bastante recorrente atualmente. Acredito que isso valorize ainda mais a importância do preparador físico dentro do futebol. Sobre a evolução, acredito muito que a área da preparação física tenha sido uma das que mais evoluiu dentro do futebol. Muitos estudos científicos vêm sendo publicados e divulgados nas áreas de treinamento, fisiologia do exercício, nutrição, entre outras áreas, e acredito que isso tem municiado os preparadores físicos com evidências científicas, o que tem dado respaldo e fortalecido esse profissional. Além disso, muitos cursos voltados para a preparação física vêm ocorrendo, a exemplo dos cursos oferecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com isso, a formação do profissional de preparação física tem melhorado cada vez mais e, consequentemente, todo o processo de formação”.

A tendência é que cada vez mais e mais investimentos sejam feitos, gerando novas mudanças e atualizações, e os clubes têm de estar preparados para quando acontecer, terem a capacidade de acompanhar e crescer junto do esporte, caso contrário vão acabar ficando para trás.

Lucas De Paula Oliveira. (José Bazzo).

Gostou? Compartilhe com os amigos