Gilsons apresenta os novos projetos na Feira Internacional do Livro

Por Manuella Souza

Os Gilsons são um trio musical brasileiro formado por José Gil, Francisco Gil e João Gil, filho e netos do cantor e compositor Gilberto Gil. As influências culturais e a ancestralidade baiana marcam as músicas do grupo, resultando em uma abordagem musical que mescla a MPB, o Pop, Reggae, Rock e o Jazz. Com letras poéticas e arranjos cativantes, o grupo conquistou um público fiel desde sua formação em 2018.

O álbum “Pra Gente Acordar” é o primeiro trabalho de estúdio do trio, lançado em 2 de fevereiro de 2022, Dia de Iemanjá, data de extrema importância na cultura baiana. Composto por nove faixas, o álbum traz composições feitas em parceria com nomes como Julia Mestre, Maria Pinkusfeld, Clara Buarque e Carlos Rennó. A mensagem é de celebração da diversidade cultural brasileira e um convite para viver intensamente, valorizando cada momento.

Uma mostra da proposta do trio é a música “Love Love”, que não está no álbum “Pra Gente Acordar”, mas representa o ideal dos Gilsons. No cenário atual de um mundo onde prevalecem a polarização e o distanciamento entre as pessoas, Os Gilsons trazem, com essa canção, um chamamento à liberdade e o convite para um ambiente inclusivo e acolhedor, com união e respeito mútuos. “Love Love” espalha amor e generosidade, com um toque de sutileza que já é marca registrada do grupo. 

O trio se apresentou na Feira do Livro, em Ribeirão Preto, no dia 13 de agosto de 2023, no Teatro Pedro II, mostrando talento e versatilidade.  Os músicos compartilharam um pouco de suas visões sobre o atual cenário da música brasileira onde “tentam assumir com naturalidade, como algo que já veio colocado na gente, do que necessariamente ser algo que a gente veste.  

“A gente fica muito feliz que nossa música esteja atingindo cada vez mais pessoas, que nós estejamos conseguindo fazer shows em vários lugares, e vir para Ribeirão Preto é uma grande realização, ainda mais nesse contexto de Feira do Livro, em que os ingressos foram gratuitos, depois de termos feito o João Rock, que é um festival clássico que a gente acompanha há muitos anos. Estamos fazendo da nossa forma. Tentamos misturar modernidade com uma coisa mais antiga, mas sempre em cima das nossas composições, que são coisas em que acreditamos”, disse João Gil.

Francisco ainda deixou um recado para o público sobre o que está por vir. “Estamos preparando coisas interessantes e em breve teremos lançamentos. Estamos trabalhando bastante nisso. Depois do nosso disco lançado ano passado a gente segue trabalhando no disco e ainda temos muitos shows importantes para fazer, mas daqui a pouco está chegando coisa nova.”

Gostou? Compartilhe com os amigos