Nesta sexta-feira(5), o curso de Jornalismo da Unaerp vai receber o fotojornalista Joel Silva, conhecido por suas coberturas de conflitos no Oriente Médio, o Golpe Militar em Honduras e a ocupação do exército no Morro do Alemão. Formado em Artes Gráficas e Fotografia pela Bauhaus, Joel iniciou sua carreira em 1996, no Jornal Verdade de Ribeirão Preto e, três meses depois, foi contratado pela Folha de S. Paulo.
Dois anos depois, o fotógrafo venceu um de seus primeiros grandes desafios: cobrir a Copa do Mundo, sediada pela França em 1998. No entanto, ele não havia sido convocado, mas havia convencido o editor do jornal a cobrir o evento. Além dessa Copa, Joel teve a oportunidade de cobrir as Copas de 2006, 2010 e 2014.
Em 2000, o fotógrafo partiu para sua primeira cobertura de conflitos internacionais na Colômbia junto às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, mostrando ao mundo imagens impactantes da guerra. Nos anos seguintes, ele também fez registros fotográficos da revolta da Primavera Árabe, na Síria, o massacre no Cairo e o golpe militar em Honduras, além da ocupação militar no Morro do Alemão no Rio de Janeiro.
Atualmente, Joel Silva tem feito fotos aéreas por meio de drones voltado para mudanças climáticas, além de enviar pautas para grandes jornais, como a Folha de S. Paulo.