Palestra vai abordar a relação jornalismo e Inteligência Artificial

A palestra  ‘Comunicação na era da inteligência artificial’  será às 19 horas, na sala 13H, na UNAERP, iniciativa da Liga Acadêmica da Comunicação e do curso de Jornalismo.

“A inteligência artificial é vista por muitos como a próxima fronteira da tecnologia e sua aplicação no jornalismo é um tema cada vez mais discutido. Com a capacidade de processar grandes quantidades de dados e aprender continuamente, a IA pode ajudar a produção de conteúdo jornalístico mais preciso, rápido e acessível.

A IA pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas, como a verificação de fatos, a análise de dados e a produção de notícias em grande escala. Além disso, a tecnologia pode ajudar a detectar e corrigir erros e desinformação, tornando o jornalismo mais confiável.

A utilização de robôs jornalistas já é uma realidade em algumas empresas de mídia, mas ainda há muito debate sobre a qualidade do conteúdo produzido por eles. Enquanto alguns argumentam que a IA pode ser usada para melhorar a precisão e eficiência da produção de notícias, outros alertam que a tecnologia ainda não está avançada o suficiente para substituir completamente a investigação jornalística humana.”

Trecho do artigo “Inteligência artificial, jornalismo e desinformação”, de Herton Escobar, jornalista especializado em Ciência e Meio Ambiente e repórter especial do “Jornal da USP” e expressa a dimensão da relação informação e inteligência artificial.

O tema é um dos aspectos que será abordado pelo professor Milton Faria Junior e o professor Murilo Pinheiro.

 

 

OS PALESTRANTES

MILTON FARIA JUNIOR – possui Graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 1989), Mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (USP, 1993) e Doutorado em Engenharia Biomédica pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine to the University of London (1998). É Professor Titular da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e ministra a disciplina Tecnologia em Comunicação, no curso de Jornalismo. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Modelagem de Sistemas Biológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, bioinformática, proteína, genoma, inteligência artificial.

MURILO SILVA PINHEIRO – possui graduação em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Administração pelo Centro Universitário Municipal de Franca (2006). Especialista em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2003). Durante oito anos trabalhou em duas afiliadas da Rede Globo como repórter e editor, RBS TV/Rio Grande do Sul (três anos) e a EPTV Ribeirão (cinco anos). Há 30 anos, ocupa o cargo de Diretor de Redação da Revide Revista, principal revista semanal da região de Ribeirão Preto. Iniciou a docência em 2002, no Centro Universitário Moura Lacerda e desde 2015 é docente do curso de Jornalismo da Unaerp. É autor de três livros; “Theatro Pedro II”, a história do Theatro Pedro II de Ribeirão Preto, “Uma paixão centenária”, sobre o Centenário do Botafogo FC e  “O Olhar do Jornalista”, que reúne 100 artigos publicados, semanalmente, na revista Revide, de janeiro de 2008 a fevereiro de 2013.

____

Leia a matéria completa: Inteligência artificial, jornalismo e desinformação, disponível em:<  https://jornal.usp.br/articulistas/herton-abacherli-escobar/inteligencia-artificial-jornalismo-e-desinformacao/>

Gostou? Compartilhe com os amigos