Jornalismo da Unaerp é 1º lugar do estado de São Paulo em avaliação do MEC

O bacharelado em Jornalismo da Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp, campus Ribeirão, alcançou o primeiro lugar no estado de São Paulo e décimo lugar no ranking nacional, entre as universidades públicas e privadas avaliadas pelo MEC em 2022.  Esse resultado foi divulgado na terça-feira, 2 de abril, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foram avaliadas 286 universidades com cursos dessa modalidade no país.

Também se destacaram na avaliação, os cursos de Psicologia, que ficou em 5º lugar, e Relações Internacionais, em 6º lugar, ambos entre as instituições públicas e privadas do estado de São Paulo. Os resultados são da avaliação do CPC/Enade MEC 2022, na qual os três bacharéis, assim como os cursos de Administração, Direito e Publicidade e Propaganda foram avaliados com Conceito 4.

Com esses conceitos, a Unaerp mais uma vez recebeu avaliação 4, a mesma nota de excelência que vem recebendo, consecutivamente, desde 2012. Com isso, é a 20º melhor universidade entre as privadas do País, a 10º do estado de São Paulo e a 5º entre as particulares paulistas .

Fonte:https://www.gov.br/inep/.

 

SAIBA MAIS SOBRE AS AVALIAÇÕES FEITAS PELO MEC – ENADE e CPC são dois dos principais indicadores de qualidade dos cursos superiores no Brasil, sendo utilizados para calcular o Índice Geral de Cursos (IGC) que é o conceito obtido pela instituição de ensino, calculado com base, entre outros, nos conceitos do CPC.

O CPC é o conceito atribuído a cada um dos cursos e analisa quatro dimensões para chegar ao resultado da qualidade de ensino dos cursos de graduação. Um desses componentes é a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Outra dimensão é o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) que verifica o valor agregado ao aluno durante o curso. Esse indicador é medido a partir da diferença entre a nota do Enem (antes de o estudante ingressar na universidade) e a nota do ENADE (que é feito no último ano dos cursos superiores).

O terceiro componente da nota do curso refere-se à titulação e ao regime de trabalho dos docentes, com dados coletados pelo Censo da Educação Superior. Por fim, há a nota da infraestrutura e o projeto didático-pedagógico, obtida pela percepção dos alunos aferida por meio das respostas colhidas no Questionário do Estudante, aplicado no ENADE.

Confira mais informações sobre as notas obtidas pela Unaerp no ciclo avaliativo de 2022, neste link.

Gostou? Compartilhe com os amigos